A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS adotou o login único da plataforma Gov.br para acesso ao formulário eletrônico disponível para serviços de informação e registro de reclamações sobre planos de saúde.
A partir de 23/09/2023 esse será o acesso único para registro de todas as demandas (incluindo NIPS) pelos consumidores em face das operadoras e para acessar o serviço da ANS, o usuário deverá ter cadastro nível Prata ou nível Ouro no Gov.br. Segundo a agência, essa medida amplia a segurança para os usuários e entes regulados, já que a plataforma do governo federal permite a verificação da identidade do titular de dados pessoais.
Até a data de vigência do sistema, considerando o período de transição e adaptação, a ANS permitirá que os beneficiários continuem utilizando o “fale conosco” para o registro de suas reclamações.
A nova ferramenta é um avanço na tratativa e condução dos casos, além de uma grande conquista aos entes regulados pela ANS, considerando que haverá melhor filtro das demandas, impedindo registros por interlocutores que não possuem ligação com o beneficiário e utilizavam o sistema NIP de forma desvirtuada, prejudicando a análise assertiva do órgão regulador.
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