O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, atualmente regulamentado pela RN n.º 465/2021, vigente a partir de 01/04/2021, estabelece a cobertura assistencial obrigatória a ser garantida nos planos privados de assistência à saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e naqueles adaptados, conforme previsto no artigo 35 da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998, respeitando-se, em todos os casos, as segmentações assistenciais contratadas.
O procedimento MONITORIZAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA INTRA-OPERATÓRIA consta listado no rol de procedimentos disposto no Anexo I, da RN n.º 465/2021, devendo, portanto, ser obrigatoriamente coberto por planos novos e planos antigos adaptados, com segmentação hospitalar (com ou sem obstetrícia) e por planos referência, conforme indicação do médico assistente.
Vale ressaltar que o procedimento citado acima contempla a MONITORIZAÇÃO ELETRONEUROMIOGRÁFICA INTRAOPERATÓRIA, que tem igualmente cobertura obrigatória por aqueles planos de saúde.
Por fim, é relevante salientar que, no caso de planos antigos não adaptados (planos contratados até 01/01/1999 e não ajustados à Lei n.º 9.656/1998, nos termos de seu art. 35), a cobertura ao procedimento em análise somente será devida caso haja previsão nesse sentido no respectivo instrumento contratual.
Gerência de Assistência à Saúde – GEAS
Gerência-Geral de Regulação Assistencial – GGRAS
Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos – DIPRO
Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS
MBS3 © Todos os direitos reservados.